Como montar seu salão de beleza

Finalmente você decidiu montar seu salão de beleza. Tirou seu curso, tem praticado com amigas, até já tem clientes. Agora é para seguir em frente. Mas como proceder?
Leia este artigo até ao fim e vai ter uma ideia bem bacana dos passos a dar.


O que é um salão de beleza?

Um salão de beleza é um negócio do setor de serviços pessoais, diretamente ligado ao mundo da moda.
Pode prestar vários tipos de serviços: cabeleireiro, manicure e pedicure, maquiagem, depilação, estética corporal e facial, massagens, tratamentos de relaxação, e outros. Pode ainda vender produtos de beleza e cosméticos e até fazer consultoria de beleza.
Como vê, é uma atividade bem diversificada e que exige profissionais bem preparados para cada uma destas técnicas.
Mas não se assuste - não precisa oferecer todos estes serviços no início. Comece com o que sabe fazer e vá alargando sua oferta à medida que surgir a demanda.
Uma coisa é importante: tem de estar sempre atenta às novidades e tendências do mercado, pois este está sempre em constante mudança.

As dificuldades

Por ser um negócio relativamente simples de abrir, que não exige demasiado investimento, o número de salões de beleza é muito grande. A maior parte oferecem apenas os serviços básicos de cabeleireiro, manicure e pedicure.
Esta concorrência pode criar algumas dificuldades no arranque. Certifique-se de que sua região não está ainda saturada de salões oferecendo seus serviços. Se estiver, pesquise outras regiões com mais potencial para abrir seu salão.

As oportunidades

Se já houver muitos salões, mas mesmo assim quiser abrir seu próprio, tem de oferecer alguma vantagem face a sua concorrência: ou ter serviços inovadores e diferenciados, ou uma maneira diferente e melhor de fazer os mesmos serviços.
Uma forma de se distinguir de sua concorrência é estar muito atenta às tendências da moda e às novidades do mercado.
Como são os penteados nas revistas sociais? E nas novelas mais populares? Que produtos estão em alta? Que técnicas novas pode oferecer a suas clientes?
Pode também conseguir fornecedores novos, que oferecem produtos diferenciados e exclusivos.
Mantenha-se atualizada e estará sempre um passo em frente de sua concorrência.

Como funciona o mercado

É muito importante perceber como funciona seu mercado. Este resulta da interação entre três elementos: seus fornecedores; suas concorrentes; suas clientes.
Fornecedores
Certifique-se de que tem acesso competitivo aos produtos e equipamentos de que necessita para sua atividade.
É fácil adquirir os produtos que vai usar e comercializar? Como: através de representantes de vendas? No comércio local? Por catálogos ou pela internet?
Concorrentes
Já mencionamos antes, mas vale a pena reforçar. Conheça bem sua concorrência.
Quem são suas concorrentes? Onde estão? Que serviços oferecem? Que preços estão cobrando? Como são suas instalações? Quais suas forças e fraquezas?
Não se lance num novo negócio sem responder primeiro a todas estas questões.
Clientes
Precisa também decidir quem são suas clientes ideiais. Afinal, é para elas que vai trabalhar. Se não as conhecer bem, como pode oferecer o nível de serviço e de preço adequado para elas?
Para fazer esse estudo, responda a estas questões: quem são minhas clientes ideais? Qual é seu poder aquisitivo? Como são seus gostos? Que serviços apreciam? Quais dispensam? Como se deslocam até mim?

O que é necessário para abrir um salão

Além do conhecimento técnico e de moda o empresário tem de conhecer a legislação trabalhista e tributária. Mais negócios falham por causa de problemas legais e de impostos do que por falta de competência de seus donos.
Para poder funcionar dentro da legalidade seu salão deverá ter, pelo menos, o alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura local.
O local de funcionamento também deverá estar conforme com a legislação. Se tiver funcionárias, terá ainda de ter atenção a seus contratos e condições de trabalho.
O SEBRAE de seu estado tem serviços de apoio às micro e pequenas empresas. Consulte-os previamente.
Estes serviços organizam regularmente cursos simples que dão aos pequenos empresários as noções básicas de gestão e contabilidade. Se puder frequente alguns destes cursos enquanto prepara o lançamento de seu negócio. Não é tempo perdido.

E abrir uma franquia?

Muitos salões de beleza famosos optaram por crescer segundo o modelo de negócio de franquia.
Além da marca conhecida, uma franquia permite o acesso ao conhecimento do negócio, a fornecedores, a técnicas diferenciadas, a formação, etc.
Infelizmente, o modelo de franquia exige normalmente um investimento mais avultado da parte do empresário como contrapartida de todas essas vantagens. Mas se tem acesso a esse valor, pode ser uma opção muito interessante e mais segura.

Sem comentários:

Enviar um comentário