Cinco dicas para começar seu salão de beleza

Apesar do crescimento económico do Brasil hoje é mais difícil começar um negócio do que já foi em outros momentos.

Não é tão fácil assim encontrar financiamento, as pessoas estão sendo mais cautelosas nos seus gastos e se as coisas não derem certo pode ser complicado arrumar emprego de novo.

Mas você quer mesmo montar seu salão de beleza, não é verdade? Tirou seu cursinho, ganhou prática, até já tem algumas clientes e acredita que pode ter sucesso.
Então está na hora de arriscar.
Mas atenção: proceda com cautela e siga estas cinco dicas para ter a certeza que tudo vai dar certo.
  1. Estude bem sua concorrência. Que outros salões estão funcionando em seu bairro? Que serviços oferecem? Que marcas e produtos utilizam? Que preços praticam? Quais suas vantagens e defeitos? Quanto mais souber sobre suas concorrentes melhor preparada estará para as ultrapassar.
  2. Identifique sua diferença. O que você vai oferecer a suas clientes que suas concorrentes não estão já oferecendo? Serviços diferenciados? Marcas exclusivas? Simpatia no atendimento? Melhores preços? Novos meios de pagamento? Se encontrar uma forma de oferecer mais valor a suas clientes começa seu negócio já em vantagem.
  3. Comece pequeno e cresça com segurança. Não queira dar passos maiores que suas pernas. Comece seu negócio de uma forma progressiva. O ideal seria começar em tempo parcial, à noite e nos fins-de-semana, num espaço provisório, mantendo seu emprego atual. Dessa forma poderia ganhar prática, ampliar sua base de clientes e perceber se tem as condições psicológicas para ser empresária.
  4. Encontre o espaço certo. O espaço em que se instalar será fundamental para seu sucesso. Por isso deve ser das decisões mais ponderadas. Tem boa visibilidade da rua? Tem o tamanho adequado para suas necessidades - nem grande de mais nem de menos? É luminoso e simpático? Tem condições para fazer os melhoramentos necessários? Pense também como se deslocam as suas clientes. Se andam de carro, seu salão precisa estar perto de um parqueamento; se vão a pé, avalie a segurança; se usam os transportes, onde são os pontos mais próximos?
  5. Controle bem as despesas. Esta dica é fundamental para a saúde de seu negócio (e para a sua também): não gaste nem um real a mais que o necessário.
    Negoceie bem todas suas compras. Pensa descontos, aproveite promoções, seja cara de pau. Adie as despesas para o mais tarde possível. Por exemplo, não adianta investir já num aparelho para depois ele ficar parado.
    Lembre-se: além do investimento inicial vai ter custos de funcionamento. Uns são fixos, como o aluguel do espaço, salários, equipamento. Outros são variáveis, como a eletricidade e os produtos de beleza. Faça um plano detalhando todos estes custos e veja quanto precisa de ganhar por mês para os cobrir. Esse é seu objetivo de negócio.
Siga estas dicas e já estará começando melhor que suas concorrentes. Depois é só mostrar sua arte nos cabelos de suas clientes.

21 comentários:

  1. estou na mesmo duvida me ajuda por favor me chamo adriana e nao consigo colocar um nome para meu salao manda algumasugestao pra min no meu imail celesteadriana35@yahoo.com

    ResponderEliminar
  2. oi preciso de um nome para meu salao meu nome claudina meu apelido nila mande sugestoes aguiarnila@hotmail.com.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, me chamo César, eu e mais dois amigos desenvolvemos um sistema para salões de beleza, é o primeiro sistema de gestão de salões de beleza on-line (se conhecer outro me avise.), então, estava lendo este seu post e me chamou atenção a 5ª dica, pois um sistema para controlar as despesas e também o títulos que o salão tem a receber é essencial para qualquer empresa inclusive um salão de beleza, se quiser posso mandar uma espécie de manual do sistema para que você possa postar em seu blog. Mesmo que não tenha interesse pode se cadastrar em nosso sistema caso queira testá-lo, o endereço é beta.belasis.com.br, o sistema conta com agendamento de clientes, cadastro de clientes, produtos/serviços, comandas, relatórios gerenciais, títulos a pagar e a receber, movimento de caixa, relatório de comissão por atendente etc. Caso haja interesse pode enviar email para cesarxxe@gmail.com.br e mandamos uma matéria bem legal pra você postar em seu blog.
    Aguardo seu contato.
    César
    Equipe Belasis.

    ResponderEliminar
  4. Me chamo Mariluci Dressler, estou abrindo um salão de beleza e tenho dúvidas quanto ao nome. Pensei em Mari's alguma coisa. Se puderme ajudar com algumas opções fico agradecisa. MEU EMAIL: mfdressler@gmail.com. O blog e as dicas são muito bacana.

    ResponderEliminar
  5. estou abrindo um salão de beleza e tenho dúvidas quanto ao nome. oi preciso de um nome para meu salao meu nome cristina meu apelidio cris mande sugestoes cristinandrade@hotmail.com.br .

    ResponderEliminar
  6. tehno um salão de beleza quero mudar o nome
    não tenho certesa se fai ficar legau , marcia estylo cabelereira ou estylo marcia cabelereira

    ResponderEliminar
  7. oi me chamo cidinha por favor me ajude a me direcionar com meu salão atendo em casa trabalho sozinha mais gostaria de ambliar meu salão p ter mais atendimento mais tenho duvidas se e porque atendo em casa vc pode me ajudar me dando dicas d como melhorar p ter mais freguesas mande p meu email maparsilva @hotmail ,com grata

    ResponderEliminar
  8. oi me chamo cidinha por favor me ajude ame direcionar com meu salão atendendo em casa trabalho sozinha mais gostaria de ambliar meu salão p ter mais atendimento mais tenho duvidas se e porque atendo em casa vc pode me ajudar me dando dicas d como melhorar p ter mais freguesas mande p meu email maparsilva @hotmail .com grata

    ResponderEliminar
  9. Se quiserem divulgar o seu salão e promoções de graça acessem os sites
    www.saloesemfoco.com.br
    www.promocaobeleza.com.br

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Pessoal vou abrir meu salão e não sei que nome colocar eu e minha sócia queremos que tenha nossas iniciais que são: S / K, até pedi pra minha cunhada que cursa marketing ajudar mas tá meio difícil meu e-mail é sheila_angelica_9.1.88@hotmail.com

    ResponderEliminar
  12. O meu salão será só de manicure e pedicure, no momento é só eu mas minha irmã estará me ajudando depois do seu expediente, mas gostaria de uma dica de nome para meu salão de manicure, o nome dela é Lidiane e o meu é Francislaine.... obrigado

    ResponderEliminar
  13. ola quero abrir um salão mas tenho duvidas sei fazer manicure e pedicure alguns serviços de cabeleireiro tentei me escrever no curso mais não conseguir posso abrir meu salão agora e depois fazer o curso e será bar e salão em casa na minha ex salae ex quarto

    ResponderEliminar
  14. Ola
    gostaria de saber se eu fazer um curso online posso abrir uma barbearia, tenho duvida se o certificado sera aceito.
    obrigado.

    ResponderEliminar
  15. Gente comecei a fazer meus curso 4 meses já estou atendendo a domicilio queria idéias novas para aumentar minha clientela me dicas por favor.

    ResponderEliminar
  16. ola ,eu me chamo marcileny e minhas clientes me chamam de marcinha,trabalho com 2 irmas e decidi me separar delas mas nao sei q nome colocar em meu salao,me ajudem o nome da minha filha e Cler tambem gostaria se fosse necessario usar o nome dela email marcilenyemarciano@gmail.com

    ResponderEliminar
  17. Saiba como "Atrair mais clientes para o seu salão de beleza".
    Informações secretas que só os grandes salões de beleza possuem e não contam pra ninguém.
    Quer saber mais? Acesse e se escreva:
    http://comoatrairclientes.blogspot.com.br/
    **Receba um ebook grátis** “ Como atrair mais clientes para o seu salão de beleza”

    ResponderEliminar
  18. Estou duvida se coloco o meu nome ou não....
    Me chamo MAYARA TAVARES....
    podem me ajudar????

    ResponderEliminar